Turismo em Santarém
01-12-2012 01:44
“Santarém é um livro de pedra em que a mais interessante das nossas crónicas está escrita.” (Almeida Garrett)
Santarém, cidade e concelho, proporcionam múltiplas leituras do seu território. Na cidade, que se deve conhecer a pé, destacamos os templos construídos entre os séculos XIII e XV, que lhe conferem o epíteto de “Capital do Gótico” português, e a visita ao Jardim das Portas do Sol, com o seu novo Centro de Interpretação “Urbi Scallabis”. Nele se antecipa ou complementa a interpretação da paisagem cultural escalabitana ao longo de várias épocas históricas.
No concelho, a prática de actividades ligadas ao ar livre são uma proposta irrecusável. Para Sul fica a paisagem do rio Tejo e os campos férteis da Lezíria, marcada por extensos vinhedos alinhados em traços de geometria aperfeiçoada; para Norte, já no Bairro, são os olivais que preenchem a paisagem. Continuando a subir até aos limites do Concelho, depara-se-nos o manto florestal que é o prenúncio da paisagem carsa. Dominam os grandes maciços calcários do Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros que, com os seus algares, grutas ou pequenos recantos, deslumbram quem procura momentos de evasão em pleno contacto com a natureza.
Por fim, os eventos ligados a essa trilogia ribatejana única do cavalo, do toiro e do campino, ou aos sabores ancestrais que provêm da terra e do rio, confirmam o protagonismo de Santarém, a sua personalidade autêntica, e completam um cenário onde o uso activo da mente e do corpo dão qualidade ao lazer.
Como cantou o poeta Miguel Torga: « Em qualquer aventura, o que importa é partir… »
Fonte: (https://www.cm-santarem.pt/concelho/turismo/Paginas/Default.aspx)